Faculdade Ciências Médicas traz 34 futuros médicos para Itabira

O prefeito Marco Antônio Lage assinou terça-feira (6) convênio com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), para realização do internato de Saúde Coletiva. A implantação do programa de estágio curricular significa a retomada de uma parceria encerrada há dez anos.

O projeto envolverá, inicialmente, 34 alunos do curso de Medicina da instituição, que reforçarão as equipes de saúde do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O convênio formalizado tem duração até o dia 30 de junho. A intenção da Prefeitura de Itabira é que posteriormente a parceria seja estendida para ampliar os atendimentos e fortalecer o segmento.

“A saúde é um dos braços para a diversificação econômica. Queremos manter com a Feluma uma parceria longa e duradoura. Esses internos chegam para reforçar o nosso enfrentamento, como um auxílio à linha de frente, mas, no período de quatro anos de governo contaremos com essa parceria para ajudar a transformar a cidade em um polo de saúde na macrorregião, que hoje atende cerca de 450 mil pessoas”, afirmou em seu pronunciamento o prefeito Marco Antônio Lage.

A segunda turma com 11 estudantes do último ano do curso de Medicina foi recebida durante o ato de assinatura do convênio. Outros 12 estagiários chegam quarta-feira (7) para completar o quadro de funcionários. O representante da Faluma, professor José Celso Coelho lembrou que a Faculdade de Ciências Médicas tem uma história em Itabira. Por vários anos a instituição manteve parceria com o município e agora está retornando em um momento que a contribuição dos estagiários será fundamental.

“A renovação dessa parceria é importante na formação dos alunos. Estamos vivendo uma situação inédita com essa pandemia e esses alunos já estão trabalhando com isso há quase dois anos. Conhecer a realidade de um município como Itabira é importante para a formação deles. Espero que a missão seja cumprida da melhor forma e que possamos passar por esta fase crítica” constatou o professor.

One Comment

  1. Edirson de Assis Ferreira Reply

    Parabéns prefeito Marco Antônio Lage pelas iniciativa. Itabira ganhou um grande presente em termos de administração pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *