Cai taxa de transmissão do coronavírus em Itabira em 1,16%

Itabira está na Onda Roxa do Minas Consciente até o dia 11 de abril. O cenário da pandemia no município ainda é grave, embora a taxa de contaminação tenha caído desde o início da implantação das medidas restritivas. No dia oito de março, quando o fechamento de atividades não essenciais foi determinado, a taxa de transmissão era de 1,27. O indicador já reduziu para 1,2, depois 1,16 e agora está em 1,13, segundo a última amostragem, aferida na sexta-feira (2).

Um índice de 1,13 significa que 100 pessoas estão contaminando outras 113. O prefeito Marco Antônio Lage estipulou como meta que o indicador esteja abaixo de 1 para o início do protocolo de flexibilização das atividades comerciais. Também será considerada a taxa de ocupação de leitos, que tende a aliviar com a abertura de novos espaços nos hospitais Carlos Chagas (onde 28 novos leitos de enfermaria e dois de terapia intensiva já funcionam) e no Nossa Senhora das Dores (onde serão mais 20 leitos de leitos intensivos a partir dos próximos dias).

“São indicadores importantes que precisam ser levados em consideração no momento de planejar a flexibilização. Não há outro caminho. A taxa de contaminação tem caído a cada semana da Onda Roxa e isso é um indicativo de que as medidas estão funcionando. Temos o decreto estipulando que essa fase vai até o dia 11 e é a data que temos para manter a desaceleração da taxa de transmissão e alcançar a meta inferior a 1 ponto”, diz o prefeito Marco Antônio.

Moeda Social Digital

Além do fundo de incentivo e do Refis, outro importante pilar do pacote de medidas econômicas é a Moeda Social Digital. O projeto vai para o Legislativo nesta semana, em regime de urgência. A iniciativa vai abraçar cerca de 15 mil itabiranos que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza no município com um valor fixo mensal. Não se trata de um auxílio emergencial, mas de uma política de assistência social permanente. A ferramenta deve injetar cerca de R$ 30 milhões na economia local.

“Nós temos plena consciência de que é um momento muito difícil para os empresários, sobretudo aquele pequeno, que depende do comércio ativo para ter sua renda. O momento da pandemia nos levou às medidas mais duras e restritivas, mas não fechamos os olhos para o auxílio aos lojistas. Estamos trabalhando para fortalecer o sistema de Saúde, mas sem deixar de lado a preocupação com a economia”, finaliza o prefeito Marco Antônio Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *