Pandemia: Comitê Intersetorial debate momento da cidade

Foi realizada na manhã desta quinta (1º) a segunda reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 em Itabira. O encontro online teve participação de representantes da Prefeitura Municipal, Câmara e entidades da sociedade civil e debateu o momento da pandemia no município, sobretudo a respeito das medidas de restrição impostas pela Onda Roxa do Minas Consciente.

Durante o encontro, os secretários municipais de Governo, Gabriel Quintão; de Saúde, Eliana Horta; e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Denes Lott, apresentaram dados e números da pandemia neste mês de março. Foram mais de 100 mortes pela covid-19 somente neste período, com as taxas de ocupação de UTI e enfermaria ainda muito altas.

Foi explicado, porém, que a taxa de contaminação (RT) está em queda, um sinal de que as medidas em vigor desde o último dia 8 têm causado efeito positivo. “Tínhamos uma taxa em 1,27 na semana do dia 8, que caiu para 1,2 e agora está em 1,16. É um claro sinal de que o ritmo da pandemia está diminuindo em Itabira, apesar de os leitos ainda estarem lotados e o número de mortes ainda ser muito alto”, comentou o secretário Gabriel Quintão.

Gabriel Quintão

A secretária de Saúde Eliana Horta acrescentou que ainda há 31 pessoas em uma enfermaria adaptada no Pronto-Socorro Municipal, sendo que nove aguardam vagas em leitos de terapia intensiva. “Já abrimos 28 novos leitos de enfermaria e outros dois de UTI no Carlos Chagas entre o fim da última semana e início desta e nos preparamos para abrir mais 10 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores na próxima semana”, disse Eliana.

Eliana Horta

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, mais de 600 estabelecimentos já foram visitados somente em março. “O que, infelizmente, demonstra que a lei está sendo ignorada por muitos na nossa cidade,” revelou Denes Lott. Entidades representativas dos setores econômicos participaram da reunião.

Denes Lott

Houve manifestações por medidas de auxílio aos empresários e pedido por um plano de flexibilização das atividades que hoje estão fechadas. Gabriel Quintão apontou que a Prefeitura trabalha para encaminhar para a Câmara projetos de recuperação econômica, como o refinanciamento de dívidas (Refis), um fundo de financiamento e a Moeda Social.

Sobre a reabertura dos setores atualmente em restrição, o Secretário de Governo explicou que é preciso desacelerar ainda mais o ritmo de transmissão. Ele colocou que o ideal é baixar o índice da casa de um ponto, o que significaria que a pandemia está em retração no município. A secretária de Saúde Eliana Horta acrescentou que as taxas de ocupação de leitos é outro importante indicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *