Saúde em Itabira terá reforço de 34 alunos de medicina

Com o agravamento da pandemia do coronavírus em Itabira, o governo municipal tem buscado ações para reforçar o atendimento na saúde. A partir da próxima segunda-feira (5) chegam ao município 34 alunos do último período de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Eles irão integrar as equipes de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI).

A iniciativa faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da instituição de ensino. Eles se somam aos quatro futuros profissionais, alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que chegaram para o internato rural no início desta semana e permanecerão nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. A realização da atividade conta como carga horária exigida para estágio na grade curricular da faculdade.

As novas equipes serão recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias cinco, seis e sete de março. Uma turma com 34 estudantes chega na semana que vem. Todos irão passar por treinamento, com orientações de como funciona a rede de atendimento público. Os estudantes ficam na cidade por um período de até três meses, podendo trabalhar com uma carga horária de 60 horas, auxiliando na linha de frente dos atendimentos.

O trabalho realizado pelos futuros profissionais de saúde será supervisionado pelo médico responsável pela unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) correspondente e ainda terá orientação docente, que caberá à Feluma. A equipe será distribuída da seguinte forma: três profissionais estarão no PSMI, três no Samu, e mais três irão ficar como apoio na rede central de monitoramento, que funciona no prédio da Mata do Intelecto. Os outros 25 futuros médicos estarão dispostos nas UBSs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *