Minas Gerais recebeu nesta sexta-feira (26), mais uma leva de 116.600 doses da vacina AstraZeneca e 359.000 da CoronaVac, totalizando 475.600 doses. Com essa remessa será ampliada a vacinação para idosos. Nesta remessa, permanece a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de que todas as vacinas sejam utilizadas como primeira dose, ampliando o quantitativo da população protegida. A segunda dose da CoronaVac não ficará armazenada na Unidade Regional de Saúde; os municípios receberão imediatamente.
“Nesta próxima etapa, serão incluídas pessoas com 65 a 69 anos, ampliando o público vacinado. Serão imunizadas, também, as pessoas que residem em comunidades quilombolas e ribeirinhas. A vacinação do público de 70 a 74 anos também continua, com mais 22% desta faixa etária incluída, e também profissionais de saúde”, explica a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Janaína Almeida.
Cobrança do governador
O governador Romeu Zema participou de videoconferência, da primeira reunião com o Comitê Gestor nacional de enfrentamento da pandemia de covid-19. “Minas solicitou que o PNI garanta a vacinação de policiais e professores, logo após os idosos de 60 anos. Pelo Plano Nacional, a expectativa é que a vacinação de todos os idosos aconteça ainda no mês de abril. Estou empenhado no cumprimento dessa meta. Vamos vacinar para preservar mais vidas. Precisamos ter um procedimento único para que nenhum grupo ou estado tenha privilégios. A vida é um direito de todos e ninguém pode ser tratado de modo diferente”, afirmou.
Deixe um comentário