Divergências sobre doses da vacina seguem em apuração

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a Unidade Regional de Saúde (URS) de Itabira, ao realizar o balanço do quantitativo de vacinas contra a covid-19, identificou a falta de dois frascos, contendo 10 doses cada.

A URS explica ainda que o sistema de informação de estoque emite uma nota de envio de vacina descrevendo o lote do insumo. Em uma das notas, o sistema solicitou que fossem enviados 10 frascos de um determinado lote contendo uma dose cada, porém foi enviado um frasco com 10 doses.

“Ao realizarmos conferência de estoque, o sistema informou que havia um número de frascos maior do que o estoque físico, ao rastrearmos o estoque físico identificamos que a contagem de doses está compatível. O problema identificado está relacionado ao lote e ao tipo de frasco,” explica em comunicado.

A entrada na rede de frio da URS é controlada, e apenas 10 pessoas têm acesso. A estrutura é compartilhada com o setor de farmácia, que utiliza os refrigeradores do local quando sua capacidade de armazenamento é excedida.

A chave da estrutura fica com as responsáveis pela imunização durante o expediente e, após esse horário, somente os vigias têm acesso, pois são responsáveis por monitorar a ocorrência de sinal sonoro dos refrigeradores e também quedas de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *