A educadora Josiany Rodrigues dos Santos Duarte é professora da rede municipal de educação de Itabira. Há cerca de três anos ela lançou em evento na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) a obra literária infantil: Leleca – A Lesma Que Queria Ser Diferente, com ilustrações de Laz Muniz. Na quarta-feira (17) a escritora teve sua publicação lançada virtualmente, devido à pandemia, no 13º Salão do Livro do Vale do Aço, parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e a Usiminas.
“Foi minha entrada no universo da literatura. A Leleca foi minha chave para a escrita literária. Eu vivi um momento na minha vida que estava fazendo descobertas, observando o mundo e as crianças, e aí surge a inspiração. A Leleca é uma lesminha muito divertida, charmosa e comilona. Ela decidiu ser diferente porque se comparava com o mundo ao redor dela, no ambiente que vive que é em um jardim”, disse Josiany Duarte, em entrevista a Rádio Itabira, ao explicar o conteúdo da publicação.
Ao levar o texto para Laz Muniz, viu a personagem tomar forma. O próximo passo foi contatar uma editora e tirar a ideia do papel, literalmente. Com algumas decepções no segmento, superou os desafios até chegar a publicação do livro, de linguagem e ilustrações infantis, mas com enredo que pode ser apreciado por todas as idades. “O Laz com todo emprenho e seu magnífico trabalho artístico, desenhou usando a técnica da aquarela, que deu leveza a essa história. A editora continua com algumas histórias que podem ser publicadas”, explicou a autora.
Diante da pandemia, as empresas de edição estão sendo impactadas, com algumas editoras até mesmo fechando as suas portas. A obra está sendo vendida pelo Instagram: @eiseditora ou no site: www.eiseditora.com.br. A aquisição pode ocorrer em Itabira nas livrarias Zenith e Clube da Leitura. “Eu percebi que a Leleca era a expressão dos conflitos que vivi. Veja a importância da literatura para me descobrir no mundo. Ver-se como indivíduo, aceitando as limitações e crescendo cada vez mais,” concluiu Josiany Duarte.
Obrigada, Euclides! Você é um dos grandes parceiros que nós, itabiranos, temos na área jornalística. Sinto-me lisonjeada pelo espaço que me foi dado em seu site.
Vc é merecedora de todo o espaço do mundo. Um exemplo a ser seguido. Eu que agradeço a confiança no nosso site de notícias.