Isolamento social: população deve ter atenção com as instalações elétricas

Nesse tempo de pandemia onde milhões de pessoas estão em casa por conta do isolamento social, a Cemig alerta para que a população tenha muito cuidado com a instalação elétrica interna do imóvel e previna esse tipo de problema. Pelos números da Abracopel, a região Sudeste é a campeã em incêndios deste tipo no Brasil: 181 ocorrências. Em seguida aparece a região Sul, com 140 casos; e o Nordeste, com 114.  Os locais onde mais acontecem incêndios por conta de problemas com eletricidade são as residências. As moradias sejam casas, apartamentos ou residências rurais, somam 312 ocorrências das 583 registradas no ano de 2020, cerca 54%.

No atual contexto, com as pessoas mais tempo em casa, todo cuidado é essencial para evitar os acidentes elétricos. Para o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, a instalação de um dispositivo DR na rede elétrica das residências pode reduzir as chances de problemas na rede elétrica. Esse dispositivo tem o objetivo de detectar fugas de corrente elétrica em circuitos defeituosos. Caso isso seja detectado, o sistema é desligado imediatamente e evita que o usuário sofra choque elétrico e danos nas instalações elétricas em função da rápida atuação do dispositivo.

“O uso do DR é obrigatório desde 1997, conforme a NBR 5410, em circuitos que atendam cargas sujeitas à umidade, como banheiros, garagens, áreas de serviço, cozinhas e varandas, por exemplo. Mas infelizmente a sua utilização ainda é baixa no Brasil”, explica. Outra situação muito praticada é a utilização de “Ts”, benjamins e extensões para a conexão simultânea de vários aparelhos, situação comum em muitos lares brasileiros. No entanto, essa prática é perigosa, já que pode provocar sobrecarga de energia e curtos-circuitos em redes não preparadas para suportar a carga elétrica demandada, causando incêndios e até acidentes fatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *