Coletivo Mulheres na Praça, divulga nota de apoio a criação da Comissão dos Direitos das Mulheres

“Viemos por meio desta manifestar apoio a criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Câmara Municipal de Itabira, conforme projeto proposto pela vereadora Rose Félix”, diz nota do Coletivo Mulheres na Praça.

O grupo afirma ainda que diariamente as mulheres enfrentam condições desiguais de emprego, saúde, educação, trabalho, cuidados com a família, crescentes ondas de violências e discriminação de gênero em diversos espaços.

“Neste coletivo entendemos que as mulheres são as mais afetadas pela minerodependência, pois somos minoria nos postos de trabalho, vivenciamos diariamente o terror das barragens e, mesmo assim, atuamos na linha de frente da resistência por condições dignas e seguras de vida,” destaca o comunicado.

O movimento ainda explica sobre desemprego, com a ausência de alternativas econômicas, com a maior parcela de atividades domésticas e, mesmo em maioria numérica no eleitorado, estão sub representadas nos poderes.

“É evidente a necessidade desta comissão que pense toda a complexidade de ser mulher na cidade de Itabira e proponha projetos conjuntos com a sociedade para o bem-estar social. Assim, entendemos como necessária a criação de um espaço específico para o tratamento de assuntos pertinentes ao tema na Câmara,” ressaltam as representantes.

As membros ainda consideram que as diversas denúncias de violências contra as mulheres no município nos últimos anos, torna-se imprescindível que ocorra posicionamento favorável aos direitos das mulheres e demonstrem, a partir da aprovação do projeto de lei, respeito e compromisso com a sociedade.

One Comment

  1. Valéria Rosa de Brito Reply

    Sou a favor da comissão em favor das mulheres.Nos precisamos de uma política ética e transparente para resolver nossas questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *