Discussões na Câmara de Itabira: volta às aulas, água e primeiro emprego

Assuntos importantes foram discutidos na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira nesta semana, dia 23 de fevereiro. Entre eles, a volta às aulas, água e a criação de um programa para incentivar a contratação de jovens, além de é claro, a tragédia em Santa Maria de Itabira. O retorno às aulas nas escolas públicas e particulares de Itabira será tema de audiência pública.

A proposta através de requerimento propôs a realização de audiência pública é do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Lazer, José Júlio Rodrigues “Combem” (PP).  “Precisamos discutir e colocarmos as opiniões de todos os envolvidos, quais sejam: escolas públicas e particulares, pais e professores, governo municipal, entre outros agentes. Todas as tomadas de decisão são melhor pensadas quando se ouve todos os lados no processo”, defendeu o autor da proposta.

Água

José Antônio Lopes

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae),José Antônio Reis Lopes, fez uso da tribuna da Câmara na reunião desta semana para apresentar informações sobre o abastecimento de água em Itabira e ações desenvolvidas neste início de mandato. Sua participação no encontro atendeu ao convite feito pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB).

“Avaliei positivamente a participação do José Antônio. O governo municipal teve a oportunidade de apresentar a forma como o Saae foi entregue pela gestão anterior. A gente sabe as dificuldades que a população tem vivenciado, os problemas no abastecimento, a qualidade da água. É algo que não vem de agora, mas precisamos entender o planejamento para mudar essa situação”, comentou o presidente da Câmara.

Primeiro emprego

Marcelino Guedes e Tãozinho Leite

Com o objetivo de fomentar a geração de emprego e renda do município, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, a criação de um programa municipal para inserção de jovens no mercado de trabalho. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Bernardo de Souza Rosa (Avante) e Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota).

O programa visa a contratação de jovens, devidamente matriculados no Ensino Médio, e que não tenham nenhuma relação anterior de vínculo empregatício. De acordo com o projeto, caberá ao Executivo desenvolver políticas públicas para incentivar empresas devidamente inscritas no Cadastro Econômico Municipal a aderirem ao programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *