Até sexta-feira (26), dos internados com a covid-19 em Itabira, 20% são da cidade

Reunião na Amepi

O impacto regional da pandemia da covid-19 sobre o sistema de saúde de Itabira foi tema de apresentação do secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão, durante reunião ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), nessa quinta-feira (25), em João Monlevade. Itabira externou a preocupação com impactos regionais da pandemia e a demanda de ação conjunta em toda a região. Até essa sexta-feira (26), dos 15 internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com a doença, 12 são de outras cidades, e apenas três são domiciliados em Itabira. O percentual corresponde a 20% dos moradores da cidade sede.

Gabriel Quintão demonstrou preocupação com o crescimento exponencial de internações advindas de outras cidades e pediu uma articulação conjunta para desacelerar a curva de infecções na região como um todo. Gabriel Quintão representou o prefeito Marco Antônio Lage na reunião com outros gestores do Médio Piracicaba. Na apresentação, o secretário de Governo expôs que o ritmo de novos casos confirmados em Itabira acelerou nos últimos dias, mas que as internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 nos dois hospitais da cidade, em sua maioria, continuam sendo de pacientes de municípios vizinhos.

Gabriel Quintão

“Itabira é uma cidade-polo e a gente sabe que é a referência para os municípios da região. O nosso temor, no entanto, é que aconteça aqui o que estamos observando em Uberlândia, que também é uma cidade-polo e está em colapso. Os números recentes acenderam este alerta e estamos aqui trazendo essa preocupação para os prefeitos da região. Nossa demanda é por ações conjuntas, que minimizem a proliferação do coronavírus e traga um alívio para todos os municípios”, disse o Secretário de Governo. Deverá ser criado o Comitê Regional de Combate à Covid-19, formado pelos chefes de Executivo e secretários municipais de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *