O prefeito Marco Antônio Lage disse que a vacinação dos profissionais da educação será fator decisivo para a volta das aulas presenciais. Segundo levantamentos já feitos pelo município, toda a operação de imunização deverá envolver 3,5 mil pessoas, entre diretores, vice-diretores, coordenadores, professores, monitores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e até motoristas do transporte escolar.
“Não podemos arriscar voltar com milhares de jovens para as salas de aulas sem imunizar os profissionais que lá estarão. Além disso, há também a preocupação com familiares e pessoas próximas a esses jovens. Até essa retomada, idosos e aqueles com comorbidades já estarão vacinados, o que nos deixa mais tranquilos. Essa retomada precisa ser segura e muito técnica. Se tudo correr bem até lá, acredito que vamos conseguir voltar com as aulas presenciais neste prazo”, destacou o prefeito.
Após encerrar a vacinação nos grupos prioritários entre profissionais da Saúde, Itabira passa a vacinar idosos a partir da quinta-feira (18), no drive thru no estacionamento da Funcesi e nas residências para os casos que demandarem esse atendimento. Nas próximas etapas, a imunização será escalonada em faixas etárias, até que sejam vacinados todos os idosos até 60 anos. Logo após, é a vez das pessoas com comorbidades e em seguida os profissionais da educação.
“Sou totalmente favorável ao retorno das aulas, desde que com a devida segurança e com os profissionais vacinados. Perder mais um ano letivo seria uma tragédia para as nossas crianças e adolescentes. Não podemos admitir isso. Então, estamos trabalhando muito para definir os melhores protocolos, com pareceres técnicos, acompanhamento de especialistas e a participação de toda a gente envolvida nesse processo”, concluiu o prefeito.
Deixe um comentário