Atividades on-line relembrando o tradicional carnaval de Itabira

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) preparou diversas atividades especiais para o Carnaval deste ano. De 13 a 17 de fevereiro serão exibidas, nas redes sociais da instituição. Programação para relembrar o tradicional Carnaval de Itabira.

Sara Dias

As atividades começam sábado (13), 14h, com a “hora do conto”, apresentada pelo coletivo Luxando com Letras, onde irão interpretar de forma lúdica o conto “festança”. Domingo (14), a oficina “confecção de máscaras”, apresentada por Sara Dias, vai ensinar as crianças a preparar seu próprio adereço para o Carnaval.

Segunda (15) será exibida a intervenção cultural do poema “O bando” de Carlos Drummond de Andrade. Terça-feira (16) será exibido o documentário “Carnaval do Entrudo”, com histórias de carnavais contadas por itabiranos que fizeram parte da festa momesca.

Desfile da Mangueira no carnaval em 1987

Na quarta-feira de cinzas (17), será exibido o desfile da Mangueira, campeã do carnaval carioca em 1987, quando Drummond e Itabira foram lembrados. Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, a maior festa cultural do Brasil traduz toda a heterogenia das manifestações culturais brasileiras.

Marcos Alcântara

“Em Itabira não era diferente, a efervescência e a diversidade cultural nas praças, clubes e nas ruas sempre foram constantes. O resgate, por meio de vídeos produzidos pela FCCDA, oportunizará aos itabiranos relembrar a festa, além das oficinas com matérias simples que os pais poderão desenvolver junto aos seus filhos, em casa,” explicou o gestor cultural.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *