Cemig participa da Aliança pela Ação Climática

Adiéliton Freitas

A Cemig (Companhia Energética do Estado de Minas Gerais) é uma das primeiras empresas no país a aderir à Aliança pela Ação Climática (ACA-Brasil), uma coalizão nacional para o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris. Para o gerente de Sustentabilidade Ambiental da Cemig, Adiéliton Freitas, os efeitos das mudanças climáticas irão impactar a sociedade e os serviços de geração e distribuição de energia elétrica. “Na Cemig, temos dado a atenção especial na busca por soluções voltadas a reduzir emissões de gases de efeito estufa e as perdas de energia na sua área de concessão. Por outro lado, temos buscado aproveitar as oportunidades de negócio que a transição para a economia de baixo carbono pode proporcionar”, explica.

A capacidade de geração da Cemig, uma das maiores do país, é 100% proveniente de matrizes renováveis, como a hidrelétrica, a eólica e a solar fotovoltaica. A empresa atua na redução da emissão de gases de efeito estufa, sendo reconhecida internacionalmente pela suas práticas sustentáveis, por organizações como a CDP, FTSE/Russell, B3 e MSCI. É também a única empresa do setor elétrico das Américas que integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2020/2021). Adiéliton Freitas ressalta que, apesar do que as empresas, os governos, as organizações e os indivíduos têm feito separadamente para a redução dos riscos climáticos, “devido à urgência do tema, somente com a soma de esforços tais como essa coalizão será possível avançar para atingir os compromissos do Acordo de Paris”.

A ACA-Brasil faz parte das Alianças para Ação Climática, uma rede diversificada de alianças nacionais dedicadas à ação climática ambiciosa, aumentando o apoio público para enfrentar a crise climática e engajando seus respectivos governos nacionais para descarbonizar mais rapidamente e, por fim, alcançar reduções de emissões alinhadas com os objetivos do Acordo de Paris com os quais cada país se comprometeu. Saiba mais sobre as Alianças para Ação Climática em: https://www.alliancesforclimateaction.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *