Acordo de cooperação firmado entre Município e Apac

A Prefeitura de Itabira e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) firmaram acordo de cooperação nessa quinta-feira (28) para o desenvolvimento de atividades laborais entre os recuperandos. Por meio da parceria, o município fornecerá à instituição uma betoneira de 600 litros e uma máquina para fabricação de blocos de concreto.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da Apac, pastor Renato Martins da Rocha, e o prefeito Marco Antônio Lage, que na ocasião conheceu a estrutura da instituição. Segundo o presidente da instituição, a associação tem, atualmente, cinco recuperandos, todos no regime fechado. O planejamento é de que até setembro essa ala tenha 72 pessoas em cumprindo pena. A estrutura ainda tem 24 vagas para o regime semiaberto.

“Foi uma luta grande a concretização da Apac em Itabira. Houve muita resistência, mas, felizmente, conseguimos tirar o projeto do papel e hoje é uma realidade. Para nós é muito importante ter esta parceria com o Poder Público. As atividades laborais são fundamentais na metodologia da Apac e cesses equipamentos nos permitirão cumprir esse preceito”, disse o pastor Renato.

Os equipamentos fornecidos pela Prefeitura de Itabira serão destinados ao regime semiaberto. De acordo com Renato Rocha, a progressão entre os regimes ocorre a partir de determinação do Judiciário. O envio de detentos à Apac é feita a partir de pequenos grupos, para adaptação e absorção da metodologia empregada no local.

“Sou um defensor do método Apac porque sei que ele é efetivo e recupera de verdade. Enquanto presidente do Instituto Minas Pela Paz, acompanhei o trabalho de muitas associações em Minas Gerais e tenho certeza que a Apac de Itabira tem tudo para ser a melhor do Brasil. A Prefeitura será uma parceira, pois confiamos no método e é desejo nosso ter uma cidade mais segura”, declarou Marco Antônio Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *