Itabira: dom Mário e doutor Colombo serão homenageados

A Prefeitura de Itabira vai propor, por meio de Projeto de Lei (PL), que 2021 seja o “Ano Municipal do Centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e de Dom Mário Teixeira Gurgel”. O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage nesta quinta-feira (28) e busca homenagear duas personalidades que se destacaram pelo importante trabalho desenvolvido na cidade.

A proposta será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana. “São dois personagens que completam cem anos e fizeram história junto à comunidade. As homenagens são muito justas e, com certeza, a Câmara Municipal e a população itabirana vão aprovar esta iniciativa da Prefeitura. Eles são um patrimônio humano da cidade”, argumentou o chefe do Executivo.

O prefeito reuniu-se na Cúria Diocesana, com o bispo dom Marco Aurélio Gubiotti e com o padre Márcio Soares, integrante da comissão que organiza as comemorações pelo centenário de dom Mário Gurgel. A Prefeitura oferecerá apoio às atividades relacionadas à data que serão desenvolvidas pela Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, ao longo do ano.

“Dom Mário foi o segundo bispo da Diocese e tinha uma estima especial por Itabira, tornou-se itabirano por escolha: ao se tornar emérito, permaneceu aqui até o último dia de sua vida. Teve um compromisso muito sério em todas as áreas sociais, especialmente na saúde, por causa da Irmandade Nossa Senhora das Dores, da qual chegou a ser provedor”, comentou dom Marco Aurélio.

“Doutor Colombo é um exemplo como médico, como cidadão. É uma alegria muito grande vê-lo chegar ao centenário lúcido, forte e saudável. Seu aniversário será comemorado não somente pela família, mas pela cidade em reconhecimento a ele”, afirmou Marco Antônio Lage. “Acho que a homenagem está muito acima da pessoa. Estou muito satisfeito, é uma grande alegria para mim este reconhecimento pela idade e pela profissão. É uma grande honra”, agradeceu o médico homenageado.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *