Itabira: mais uma morte por coronavírus, das 53 vítimas, 27 mulheres

Faleceu no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), uma mulher de 46 anos, vítima de complicações devido à covid-19. Foi o 53° óbito na cidade, 27 mulheres. Ela tinha comorbidades e estava internada à uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A enfermidade foi confirmada por exame molecular (RT-PCR). Das 53 mortes de moradores de Itabira, 34 ocorrem no HNSD, unidade hospitalar que detém mais leitos para pacientes críticos com a doença, referência para 13 cidades e população estimada em 210 mil moradores.

Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desta quarta-feira (27) aponta 92% de recuperação entre casos confirmados da doença na cidade. Há ainda 19 pacientes internados em leitos clínicos, e outros sete em UTI. Com o coronavírus são 457 monitorados em casa, e outros 319 em acompanhamento com síndrome respiratória não específica, aguardando resultado de exames. Três pessoas também esperam por testes moleculares, nas duas unidades hospitalares. Foram 1437 casos suspeitos destacados.

A taxa de isolamento municipal declinou, e atualmente está a apenas dois pontos percentuais aquém do mínimo exigido: 48%. A retransmissão da doença regrediu, e está em risco moderado de 0,98%. Equilíbrio em as vítimas fatais: 26 homens, e 27 do sexo feminino. Ter duas ou mais doenças crônicas associadas nos pacientes é considerado fator considerável de óbitos, isso ocorreu em 95% dos casos. A ocupação de leitos em Itabira, até dia 26 de janeiro, estava 40% em UTI, com dez pacientes em 25 leitos; e 29% em enfermarias, com 16 internações nas 55 vagas disponíveis.

Clique aqui e baixe o boletim semanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *