Covid-19: Lar de Ozanam passa por desinfecção

Na sexta-feira (22), servidores da Itaurb (Empresa de Desenvolvimento de Itabira) fizeram a desinfecção de todo prédio da instituição de Longa Permanência de Idosos “Lar de Ozanam”, no bairro Campestre. A medida visa contribuir para o fim da proliferação da covid-19 dos moradores da melhor idade. O procedimento havia sido solicitado pela direção da entidade, e atendido pelo município.

Na quarta-feira (20), a Prefeitura de Itabira já havia confirmado a suplementação no convênio com a casa de longa permanência em R$ 85,7 mil. O valor será investido na contratação de equipes que atuarão na ala covid montada na instituição. A Secretaria Municipal de Saúde ainda forneceu cilindros de oxigênio e exames de tomografia computadorizada aos idosos infectados.

Vacinação: 609 doses aplicadas

Os funcionários do Lar de Ozanam foram vacinados dia 22. A imunização ocorreu durante o dia e segue o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, voltado para grupos prioritários. Os idosos somente poderão receber a primeira dose após a normalização do surto de infecções registrado na instituição, segundo uma orientação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.

“Muito importante este ato hoje no Lar de Ozanam, sobretudo por causa do momento vivido por eles. É um alívio podermos imunizar os funcionários, que estão se desdobrando para oferecer o melhor tratamento aos idosos e mantê-los em segurança. É mais uma ação de proteção na instituição, além dos outros quesitos que a Prefeitura já tem colaborado, como a contratação de pessoal e o fornecimento de insumos”, disse a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eliana Horta.

De acordo com a secretária municipal, as 100 doses da vacina, destinada aos 50 idosos do Lar de Ozanam ficarão guardadas até que esteja liberada a imunização. “Eles estão no grupo prioritário e seguiremos esse cronograma, garantindo a aplicação de todos eles”, assegurou. A SMS informou que 609 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, já foram aplicadas em Itabira. A vacinação retorna na segunda-feira (25).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *