14% dos pedidos de empréstimo em 2020 foram para abrir novo negócio

Empreender foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo, atrás do pagamento de contas; especialista dá dicas para novos negócios manterem as finanças em dia

De acordo com dados de pesquisa sobre crédito pessoal, 14% dos pedidos de empréstimo realizados em 2020 foram para abrir um novo negócio. Pensando naqueles que abriram ou querem abrir seu próprio empreendimento, foram destacadas dicas importantes para manter controle financeiro empresarial e o negócio sustentável em 2021.

Segundo João Figueira, especialista em operações financeiras, dominar o financeiro da sua própria empresa é fundamental para tomar melhores decisões, evitar endividamentos, equilibrar despesas e aumentar a possibilidade de lucro. “Abrir um novo negócio foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo no ano passado. No entanto, para gerir o próprio empreendimento, é fundamental ter um controle financeiro que não só o mantenha sustentável, mas que o permita crescer e se desenvolver”, explica.

Saiba algumas orientações do especialista para não entrar no vermelho ao longo do ano, e seguir empreendendo com sucesso. Avalie a situação financeira da sua empresa; assim como é necessário avaliar a nossa situação pessoal quando vamos organizar as contas, pagar as dívidas e fazer um planejamento financeiro, também precisamos fazer o mesmo com a empresa.

Acompanhe o fluxo de caixa; de acordo com dados de empresas que atuam na organização e inteligência financeira somente 44% dos empresários fazem o acompanhamento de suas receitas e despesas de forma regular. Faça um registro de todas as suas operações financeiras; assim como a planilha de gastos é importante para a pessoa física, ela também é para a jurídica. Separe os gastos; os dados mostram que somente 23% dos empresários separam as finanças pessoais, das empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *