Confira as principais dicas para manter a resiliência mental durante o ENEM

Ingressar no ensino superior é uma das formas mais indicadas para quem pretende iniciar uma carreira e se preparar para o mercado de trabalho. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das portas de entrada para milhões de jovens terem acesso ao ensino superior. Mesmo com a rotina intensa de estudos para conquistar uma vaga na graduação, a proximidade das provas faz com que muitos candidatos se sintam ansiosos e com medo de não conseguirem vencer a maratona.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram confirmadas quase 6 milhões de inscrições para o Enem 2020. Para o Rongno Rodrigues, Coordenador do Curso de Psicologia da faculdade Pitágoras, os vestibulandos devem preparar uma rotina saudável para usarem toda a capacidade mental. Confira as principais dicas do especialista para manter a mente e corpo alinhados e conquistar o resultado desejado no exame.

Sono regulado

Não existe um tempo ideal de horas de sono por dia. É orientado que os adolescentes de 14 a 17 anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia. Para adultos de 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas. “É interessante que cada pessoa tenha uma reflexão de como está a qualidade de seu sono, checando os níveis de cansaço durante o dia”, ressalta.

Exercícios Físicos

“Quanto melhor o condicionamento físico, mais favorável é a resposta ao estresse do cotidiano”, diz. Dessa forma, a atividade física regular está entre as diversas estratégias utilizadas para atenuar os níveis de estresse. Não existe um exercício ideal que aumentará os níveis de concentração. O indicado é encontrar a atividade que mais satisfaz.

Alimentação saudável

Rogno recomenda se hidratar com bastante água e sucos naturais, além de frutas frescas para regular o organismo. “Um intestino desregulado é sinal de mau humor e desânimo. Essa parte do corpo funciona como um termômetro para o cérebro”, explica. Durante a prova, leve barras de cereais e uma garrafa grande de água. “O ideal é que as pessoas mantenham uma rotina de alimentação saudável antes e durante a semana de provas,” conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *