Câmara: documento visa estudar alteração nas reuniões para horário noturno

O presidente da Câmara de Itabira, Weverton dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), protocolou documento que visa debater a possibilidade de alteração no horário das reuniões ordinárias e extraordinárias da Casa, para o período noturno. “Visando alcançar maior participação popular nas discussões e decisões do Legislativo Itabirano, foi protocolado nesta segunda-feira (4) projeto de resolução que pode alterar o horário das reuniões que acontecem nas terças-feiras. O objetivo é mudar para 18h. O projeto começará a tramitar e caberão diversas discussões com os vereadores, servidores e a população,” disse nas redes sociais. Ele ainda indaga a opinião dos cidadãos, na publicação.

Proposta semelhante foi estudada e rejeitada na legislatura passada. Mesmo que a troca no horário for aceita, e aprovada por maioria dos colegas, ainda seria necessário a cidade migrar para a onda verde do programa Minas Consciente, para que o público tenha acesso ao local. Atualmente são 150 lugares, e caso os vereadores ocupem a tribuna, o público seria de 50 pessoas, considerando as regras sanitárias, e os demais personagens do evento legislativo, como servidores e órgãos de imprensa. Por considerado período, os legisladores para manter distanciamento social dos colegas, deliberaram nas cadeiras do plenário, e não da tribuna. Exceto nas três últimas reuniões de 2019, duas ordinárias e uma extraordinária.

 Vetão: “idade nem sempre significa o novo”

No dia de sua posse como reeleito, e eleição como presidente da Câmara, Vetão foi enfático em apontar o tamanho da responsabilidade dos vereadores, determinada pelos eleitores nas urnas, e a escolha de novos personagens para a mesa diretora. “Sentimento de gratidão ao povo itabirano de ter me honrando após muita luta, em uma campanha enxuta, e dos vereadores por acreditarem nesse projeto com muita responsabilidade em buscar uma Câmara independente, e com credibilidade novamente. Teremos a melhor gestão vista até hoje, com muito respeito aos anteriores. Teremos um legislativo com muita transparência, diálogo, parceria com o Poder Público e participação popular. Experiência é importante, mas a idade nem sempre significa o novo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *