Quilombos: Cemig conclui ações de eficiência energética em Itabira e duas cidades

Famílias quilombolas e indígenas de Itabira, Santa Maria de Itabira e Conceição do Mato Dentro foram beneficiadas

O Programa Eficiência Energética da Cemig concluiu ações de eficiência energética em 68 comunidades do Leste de Minas. O objetivo é levar orientações sobre o uso correto e sustentável da energia elétrica e promover a modernização de equipamentos como lâmpadas, chuveiros e geladeiras. Ao todo , o projeto vai atender 200 comunidades quilombolas e indígenas do Estado, que vai beneficiar diretamente 17 mil famílias.

Santa Maria de Itabira

Na região do Médio Piracicaba, comunidades de Itabira, Santa Maria de Itabira e Conceição do Mato Dentro receberam o Caminhão da Energia, uma unidade móvel com ambiente adaptado e equipado para ser uma sala de aula. Para a execução do projeto e atendimento às comunidades quilombolas e indígenas, a Cemig, por meio do Programa de Eficiência Energética, prevê investimentos superiores a R$ 5 milhões. As ações na região foram concluídas antes da pandemia da covid-19.

A Cemig visitou todas as famílias, orientando-as quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica. Além disso, foram substituídas lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, além de troca de chuveiros e geladeiras e a realização de palestras que abordam as temáticas de eficiência energética, produção e agricultura familiar e saneamento no ambiente rural. A ação teve ainda a exibição de maquetes que retratam o consumo de energia em uma residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *