Pandemia impacta Natal e Ano Novo

A crise sanitária da covid-19 causa mudanças nas tradicionais comemorações de Natal e Ano Novo. É o que mostra levantamento realizado com entrevistados do Brasil e outros 15 países. Segundo o estudo, 59% das pessoas afirmam que a forma como celebrarão os feriados de final de ano em 2020 será muito diferente dos anos anteriores. Entre os entrevistados que têm filhos, a concordância é ainda maior, 62%.

O sentimento de animação e alegria que usualmente permeia as datas está em falta: apenas 33% estão animados com as festas de dezembro; 33% estão desanimados e 34% dos entrevistados no mundo não souberam responder. E para uma parte significativa das pessoas, as reuniões familiares em torno da mesa para degustar a ceia natalina estão fora de cogitação.

Isso porque 35% dos respondentes disseram que só voltarão a realizar encontros sociais após serem vacinados contra a covid-19. Se levarmos em conta apenas a opinião dos brasileiros, há ainda mais prudência: 39% participarão de atividades sociais somente quando houver uma vacina. A pandemia do coronavírus também tende a afetar a troca de presentes que costuma fazer parte das tradições natalinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *