Itabira poderá ter “Dia da Cultura”

Ocorreu dia 17 de dezembro na Câmara de Itabira, reunião de comissões temáticas. Entre as matérias analisadas e liberadas para discussão em plenário na próxima reunião ordinária, o Projeto de Lei (PL) criando o “Dia da Cultura Popular de Itabira”, a ser lembrado anualmente em 29 de agosto, proposta de Adélio Martins da Costa “Decão” (MDB). “É importante que as tradições continuem acessas, sobretudo para os mais jovens, em busca da valorização do que se deu vida e vibraram com o sentimento do povo”, disse.

Na justificativa, o vereador consta a necessidade de criar uma data para celebrar todas as manifestações da tradição itabirana, e permitir atividades ligadas a cultura, tornando-se um instrumento de fomento ao turismo. O dia foi escolhido, porque nacionalmente se comemora o Dia da Cultura Popular, já nessa mesma data. O PL já tramitou na Casa, mas houve modificação quanto a execução, que passará a ser da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Desafetação de áreas verdes

A arquiteta responsável pela coordenadoria técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Patrícia de Castro Ferreira, foi à Câmara, esclarecer detalhes do PL que irá permitir desafetação de áreas verdes. Essas alterações nas propriedades se destinam a utilização em trocas de áreas com dimensões maiores e de interesse coletivo. “Após avaliações técnicas constatou-se a relevância ambiental por se tratar de área 100% vegetada,” consta no texto.

O PL regulariza parte da avenida Integração, recentemente inaugurada, e pode representar ganhos aos cofres públicos, com a permuta de áreas menores, por de maior espaço, e consequentemente mais valorizadas. Na matéria consta também urgência na apreciação e possível aprovação, conforme Lei Orgânica do Município.  O espaço a receber a regulamentação está localizado no bairro Jardim dos Ipês com 72 mil m2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *