Minas se estrutura para imunização contra covid-19 com 50 milhões de seringas

Atento à corrida pela vacina contra a covid-19, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas para que não faltem insumos para a imunização da população. Nesta primeira etapa já foram investidos R$ 35,15 milhões provenientes de recurso federal e comprados por meio de processo licitatório não emergencial. A previsão é de que todos estes itens sejam entregues até o final deste ano.

“Tudo está sendo preparado para que Minas Gerais tenha capacidade de disponibilizar a vacina nos postos de saúde para todo cidadão mineiro”, disse o governador Romeu Zema. A compra destes insumos é parte do Plano de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pela SES-MG e já em execução. O objetivo do plano é prever estratégias logísticas para garantir vacinas a todos os municípios do estado e, assim, neutralizar os efeitos negativos de uma corrida mundial para a aquisição dos itens.

O plano também estabelece resposta coordenada entre os diversos eixos que irão atuar diretamente na vacinação: vigilância em saúde, atenção primária à saúde, gestão, comunicação e segurança pública. As 28 Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais estão sendo continuamente orientadas e atualizadas sobre os resultados envolvendo as pesquisas de vacina contra a covid-19 e todos os gestores municipais foram contactados para coparticipação na implantação do plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *