O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma data relevante para mobilizar a sociedade quanto a necessidade da prevenção e orientação no combate a este tipo de violência. Em Itabira, várias atividades estão programadas para lembrar o dia e sensibilizar a população. A mobilização conta com a participação da Comissão do Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica de Itabira, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Câmara Municipal, Conselho Tutelar e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Em vários pontos da cidade serão realizadas ações lúdicas e difusão de informações. A agenda de terça-feira começa às 9h, com uma carreata. A saída está prevista da Igreja São João Batista do bairro João XXIII, passando pelas ruas Humberto Campos, Afonso Arinos, São Mateus e Coelho Neto, seguindo pela rua Prefeito Virgilino Quintão, avenida Mauro Ribeiro e finalizando na avenida Cristina Gazire, em frente à Prefeitura de Itabira. Às 9h30, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), o prefeito Marco Antônio Lage oficializará o lançamento do programa Guarda Subsidiada, voltado para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Às 14h, representantes da Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica e do CMDCA participarão da reunião da Câmara Municipal para a discussão do tema, com o poder legislativo de Itabira. A data também será lembrada com ações que farão alusão ao combate a violência contra crianças e adolescentes, em pontos específicos da cidade. No bairro Pedreira do Instituto irá acontecer mobilizações com cartazes, faixas, material informativo da campanha, carro de som e chamada para a população colaborar com denúncias aos órgãos competentes em caso de abuso ou violência.
No Creas, instalado na rua Dona Modestina, 706, a equipe estará envolvida para orientação em relação à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As atividades acontecem durante todo o dia, de 9h às 17h. O levantamento apresentou também, que a violência sexual acontece em 73% dos casos registrados, na própria casa da vítima e é cometida pelo pai ou padrasto. Em Itabira, os meios de denuncia são: 3839-2211 (Conselho Tutelar), 3893-2980 (Centro de Referência da Assistência Social – Cras), 3839-2537 (Creas), e 190 (Polícia Militar), além de o Disque 100.
Deixe um comentário