Programação definida para a Festa de Nossa Senhora do Carmo de 2026

Adro da Igreja Matriz em Senhora do Carmo. Foto: Arquivo

A Festa de Nossa Senhora do Carmo chega à sua 72ª edição, reunindo devoção, cultura popular, romarias, música, encontros e histórias que atravessam gerações, fazendo o distrito Senhora do Carmo um lugar ainda mais especial.  A celebração é uma das mais tradicionais do calendário religioso de Itabira e, ano após ano, mantém viva uma tradição que recebe moradores, visitantes e romeiros de diversas localidades.

Entre sexta-feira (3) e o dia 16 de julho, Senhora do Carmo se prepara para missas, cortejos, música, gastronomia e momentos de confraternização em 14 dias de programação. Na abertura, dia três, o cortejo dos Cavaleiros de Nossa Senhora das Graças, do bairro Pedreira, às 18h, seguido de missa, show, adoração e bênção com os padres Anderson Ferreira e Francisco Guerra, e Celina Borges, às 19h, no Centro de Tradições.

Senhora do Carmo

No dia seguinte, tem a Comitiva de Duas Pontes, da entrada do distrito até o Centro de Tradições às 18h. Uma hora depois, a missa e show com Miguel Oliveira (20h30). No domingo (5), as corporações musicais de São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas e a Banda Euterpe Itabirana, se unem às 16h, em cortejo com o andor e a bandeira da padroeira, que segue do adro da Igreja Matriz até o Centro de Tradições, com missa.

As celebrações religiosas acontecem na Matriz, sempre às 19h: dia seis, com padre Ricardo Caricati; dias sete, oito e nove, com padre Francisco Guerra; e no dia 10, com padre Jorge Teixeira, quando também se apresenta o grupo Perecolândia. No sábado (11), além da missa das 19h, a festa terá o “Arraiá da Pedreira” a partir das 20h30 no Campo do Aliança. Na mesma noite, shows com: Trio Conceição e Bernardo & Rafael.

Via principal de Senhora do Carmo. Foto: Arquivo

No domingo (12), missas às 7h, 9h e 11h, celebradas pelos padres Raimundo Rocha, Haroldo Brito e Dirceu Pacífico. Às 13h, louvor, adoração e bênção do Santíssimo com padre Francisco Guerra. Começa às 15h a Missa Solene dos Romeiros, com os padres André Detone e Francisco Guerra, seguida da procissão de despedida dos romeiros. Ao longo do dia, Feira de Produtos e Gastronomia, com caminhada final dos romeiros.

O encerrando da principal data da celebração terá show de Wesley e Banda às 17h, no entorno da Igreja Matriz. Nos dias: 13, 14 e 15 de julho, as missas continuam às 19h. Dia 15, a programação conta com apresentação do grupo Tumbaitá (18h30), e o Encontro das Guardas de Marujo (19h). A festa se encerra na quinta-feira (16), o grande dia de Nossa Senhora do Carmo, com Santa Missa Solene às 14h, e o tradicional leilão de gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *