Secretária nacional do PT defende instalação do Instituto Federal de Educação em Itabira

Crédito: Geisyane Peguini

Na semana passada, sexta-feira (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Itabira, recebeu em sua sede a secretária nacional de finanças e planejamento da sigla e suplente na Câmara Federal dos Deputados: Gleide Andrade. Ela é professora de filosofia e acumula experiência nas diversas esferas, Poder Legislativo e Executivo, em defesa das minorias. Antes de atender à imprensa local, ela conheceu o campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), acompanhada do gestor da Secretaria Municipal de Administração e Governança, Paulo Henrique Figueiredo. O assunto educação dominou a pauta, surgindo a proposta de instalar em Itabira, Instituto Federal de Educação, com recursos da repactuação da tragédia de Brumadinho, para as cidades banhadas pela bacia do Rio Doce.

“O campus Itabira é de excelência, formador de grandes profissionais de ciências exatas, em processo de expansão com a construção de anexos. Possui programa de pós-graduação stricto sensu (específico para engenharias) que é muito importante, cursos de mestrado e doutorado. Como toda a Universidade Federal é espaço de produção do conhecimento, e que pretende ampliar, com mais graduações e investimentos. Como aqui faz parte da bacia do Rio Doce, pode ser beneficiado com dois bilhões para investimentos em educação, daquele trágico dinheiro. Para isso, a Unifei tem que apresentar o projeto ao Ministério das Minas e Energia, na gestão do mineiro Alexandre Silveira, e em seguida, encaminhar ao comitê da Vale”, disse Gleide Andrade, em entrevista para a rádio Itabira.

Crédito: Geisyane Peguini

Paulo Henrique Figueiredo pediu a intervenção da agente política, unindo forças pelo Instituto Federal, através do Ministério da Educação (MEC). “Gosto de dizer que o Governo Federal é republicano. Quando a cidade e a Universidade têm projetos, se forem bons, se absorvem. O Instituto em Itabira é mais do que provável para ser aceito, em uma cidade grande, e pujante em desenvolvimento constante. Se precisa, por exemplo, de moradia estudantil para reduzir a evasão escolar, devido à população flutuante, além de restaurante universitário no campus. Eu, como professora, acredito que a educação é a base de tudo na sociedade, para não depender de um único setor. Para gerar renda, emprego e moradia, se desenvolvendo pelo seu povo qualificado,” finaliza a secretária nacional do PT.

A visita foi acompanhada por membros do PT, pessoalmente, a presidente do diretório municipal, Janete Antônia. “É uma honra receber em Itabira a Gleide Andrade. Estamos tentando crescer o partido. A população anseia pelos investimentos que ela disse, tendo em vista que precisamos ter autonomia, saindo um pouco da Vale, e para isso, buscar alternativas. Para mim, a educação é uma delas. Quando a Unifei tem novos alunos, gera impacto na economia, movimentando o comércio. Só para citar um exemplo: nem ouvíamos falar em lavanderias, e atualmente, temos duas de autoatendimento, isso é efeito dos estudantes, e queremos mais. É possível sim ter alternativas no cenário posterior à mineração, nem que seja a médio e longo prazo”, disse a presidente do partido em Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *