
Crédito: FSFX
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) deu mais um passo importante em direção à sustentabilidade com a implantação de uma usina solar na sua sede administrativa, em Ipatinga. A iniciativa está alinhada às boas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), reafirmando o compromisso da instituição com o meio ambiente e eficiência energética.
A usina conta com 202 placas fotovoltaicas de 550W cada e um inversor SolarEdge de 75kW, garantindo uma geração média mensal de 12 mil kWh. Com isso, a fatura de energia elétrica da sede será reduzida à taxa mínima da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), proporcionando economia anual estimada acima de R$ 131 mil.

Crédito: FSFX
O investimento em energia renovável e limpa também representa ganho ambiental significativo. A instalação evita a emissão de aproximadamente 29,8ton de CO2 por ano, o que equivale ao plantio anual de cerca de 1.163 árvores. A adoção da energia solar pela FSFX demonstra que a sustentabilidade pode caminhar junto à gestão de recursos.
A ação reforça o papel da FSFX como agente transformador na construção de um futuro mais verde e consciente. A entidade filantrópica atualmente administra duas unidades: Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, com 70% de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em Ipatinga; e o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) 100% SUS, em Itabira.
Deixe um comentário