O presidente do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Itabira, Edson do Carmo Taveira “Edinho Caratê” foi agraciado dia quatro de março com a Medalha Distinção Policial Civil, uma das mais importantes comendas da corporação, concedida a personalidade que na sua atividade, deram expressiva contribuição na atuação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. O evento de homenagem ocorreu na sede da 12º Departamento, em Ipatinga, entregue pelo delegado chefe local, Gilberto Simão de Melo. O gestor da unidade policial de Itabira, delegado regional Helton Cota Lopes, que indicou Edinho Caratê, acompanhou o evento.
“Foi de extrema felicidade, ser reconhecido pelo que se faz e não pelo que se fala. Uma comenda individual, que gostaria de dividir com todos atuais membros do Consep. Quando se faz um trabalho voluntário como o nosso, não se tem por tradição a conquista de muito valor ou reconhecimento, diferentemente de em países desenvolvidos. E assim, existem vários outros segmentos que merecem apoio. Nossa equipe escolheu a segurança pública para contribuir em busca de resultados melhores. Meu grande sonho no Consep, assim como o de todas as forças de segurança é de levar até a comunidade prevenção criminal, ou seja, ações para tirar as pessoas principalmente do vício com as drogas”, disse o homenageado.
Medalha Distinção Policial Civil
A comenda foi instituída como instrumento que demonstra o reconhecimento da instituição aos diversos segmentos da sociedade, pela notoriedade e contribuição no crescimento da Polícia Civil. O 12º Departamento de Polícia Civil incorpora as unidades regionais de Itabira, João Monlevade, Caratinga, Ipatinga, Ponte Nova e Manhuaçu, sob coordenação da superintendência de Investigação e Polícia Judiciária. O Consep conquistou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir a covid-19, duas viaturas, bens patrimoniais e reformas em unidades policiais. “Esse prêmio foi um enorme reconhecimento. Entre os agraciados, e fora das fileiras da polícia, apenas um deputado estadual, um empresário, um juiz e um promotor; os demais são policiais das forças de segurança pública”, concluiu Edinho Caratê.
“Esta indicação é o mínimo que podemos fazer para demonstrar o sentimento de gratidão que todos os servidores da Delegacia Regional de Itabira possuem com os integrantes dos Conselhos de Segurança Pública. Estas pessoas, voluntárias, reservam grande parte do seu tempo para auxiliar os órgãos policiais, contribuindo em muito com a segurança pública nos municípios. Nos últimos dois anos, temos trabalhado em conjunto com os Conseps da região, buscando um fortalecimento recíproco. Agradecemos especialmente ao Edinho, presidente do Consep de Itabira, que muito nos auxiliou nestes tempos de carência de investimentos”, destacou o Delegado Regional Helton Cota.
Deixe um comentário