Com objetivo de destacar a saúde como protagonista de projetos focados em inovação e desenvolvimento econômico, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizou o Health Innovation Day 2024, nesta quarta-feira (17). O evento contou com a parceria com a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), e reuniu diferentes profissionais interessados na transformação no segmento saúde.
“É muito importante que se busque outras alternativas para novos negócios, emprego e renda. O HNSD impulsiona esse desenvolvimento, com o apoio da Prefeitura de Itabira. O Sebrae-MG vem junto desenvolvendo consultorias, capacitações, reunindo atores e trabalhando em diferentes áreas para criar um ambiente propício, em Itabira, para a geração de startups e empresas inovadoras de base tecnológica,” disse Gina Carla Ambrósio, analista de negócios do Sebrae-MG em Itabira. A atração contou com três painéis temáticos discutindo desafios enfrentados no setor.
“Temos uma alegria enorme de trazer um pouco dos conceitos e das discussões da inovação no contexto hospitalar e da saúde, tanto em Minas quanto no cenário brasileiro. Isso traz um enriquecimento para a região. Quando sonhamos com o conceito de inovação, há cerca de cinco anos, percebemos que era necessário sensibilizar as pessoas. Fomos plantando a sementinha nos colaboradores para que eles fossem agentes multiplicadores e, agora, estamos expandindo isso para outros públicos”, detalha o diretor do HNSD, Alexandre Coelho.
Foram destacados cases de sucessos e inovações, com profissionais da cadeia produtiva. O empresário Fábio Veras, conhecido por seus investimentos em startups do segmento foi mediador em um dos painéis. Ocorreu também palestra do educador físico Márcio Atalla, com carreira televisiva voltada para o bem-estar físico. Uma das temáticas mais comentadas nos debates foi a saúde como um pilar da diversificação econômica. Durante a abertura oficial, Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira destacou a importância do setor pós-ciclo de exploração mineral.
“Como microrregional em saúde, somos responsáveis por receber 400 mil pessoas. A intenção é que Itabira se torne macrorregião, referência em medicina de alta complexidade e saúde, chegando a atender um milhão de pessoas. Esse evento tem olhar de desenvolvimento das ferramentas inovadoras, que vêm atraindo investidores. Investimentos públicos já estão previstos, mas é importante contar com esse interesse privado para composição. A lógica público-privada, também faz parte das inovações que precisam ser implantadas”, reforçou Marco Lage.
Durante o evento, o HNSD lançou o Hub de Saúde a Bem-estar. “O lançamento do HUB regional de saúde e inovação vem potencializar essas ações para fazer reverberar em outros atores também. Ele vai ser um espaço colaborativo onde atores, ecossistemas de saúde e prestadores de serviços para essas instituições consigam reunirem para entender quais são as necessidades efetivas do setor e como a gente consegue conectar com as potencialidades deles”, frisou André Carvalho, analista sênior de projetos e inovação do HNSD.
A ferramenta terá cinco linhas de atuação: gerar calendário recorrente de eventos, para manter os temas sempre em pauta; incubar negócios para vocacionar projetos já em desenvolvimento com instituições de ensino superior; coworking para desenvolver ações de suporte ao maquinário e assessoria especializada; espaço de prototipos na área para experimentar como são desenvolvidos os produtos e novas técnicas como, impressora 3D, cortes a laser e outros dispositivos da área; e finalmente, observatório de dados para consolidar informações de maneira efetiva.
“Os dados poderão ser tratados para pensar em políticas-públicas efetivas para trazer importantes soluções estratégicas, tanto na oferta de tratamentos e especialidades médicas, quanto para direcionar os possíveis empreendedores do segmento,” acrescentou o analista sênior de projetos e inovação do HNSD. “Sentimos que sem inovação a instituição não vai perenizar, sobretudo na área da saúde onde os desenvolvimentos tecnológicos são acelerados. Sinto-me orgulhoso em ser o provedor de uma entidade que é pioneira, mesmo aos 165 anos,” analisou Márcio Labruna.
Ele ainda fez questão de ressaltar a relevância da Irmandade Nossa Senhora das Dores. “Nossa Irmandade está completando esse ano 170 anos e se sente orgulhosa em ser uma das protagonistas de um passo importante na mudança radical na maneira de ver a saúde. Incentivamos as pessoas a deixar de vê-la como uma obrigação do Estado, o hospital como uma casa de caridade. É preciso enxergá-los como uma indústria capaz de desenvolver negócios e criar núcleos de desenvolvimento. Nós sentimos ainda jovens, com capacidade de enxergar o futuro”, finalizou o provedor.
Deixe um comentário