Sociedade Mineira de Engenheiros realiza seminário

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realiza nesta quinta-feira (5), na sede da entidade em Belo Horizonte, o seminário “Minas Alma Mineral”. Profissionais de diferentes áreas do conhecimento abordarão nuances dessa atividade, seus processos e impactos, sua arte e beleza, seu valor e evolução. O evento será aberto pelo economista Cláudio de Moura Castro e contará com geólogos, engenheiros químicos, executivos de mineradoras, colecionadores e artistas, como o fotógrafo Marcílio Gazzinelli.

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, Patrícia Boson, o evento será rico e diverso, como a natureza da matéria. “Nossa disposição é tratar a mineração enquanto elemento da evolução da humanidade. Desde as cavernas, aperfeiçoamos nosso movimento de pinça, com polegar e indicador, a partir da mineração. Temos esse DNA, mas também a mineração como manifestação da arte. O mármore e as esculturas, nossas catedrais e barroco”, explica Patrícia Boson.

Minas Gerais responde por cerca de um terço de toda a produção mineral do país, por 40% da produção de minerais metálicos e por aproximadamente 50% de todo o ouro produzido no Brasil. Também é o maior produtor do país de zinco, ouro, fosfato, grafita, lítio e calcário, além de ser responsável pela extração de 75% de todo o nióbio do mundo. “Como valor cultural, há testemunho das civilizações E, mais recentemente, à essência da transição energética, das fontes de baixo carbono, dependente de novos minerais,” acrescenta Patrícia.

O Estado é responsável por cerca de 38% em valor das exportações nacionais do ramo. Em 2022, o volume de vendas de Minas para o exterior ultrapassou US$ 12,4 bilhões. Os principais compradores são a China (68,1%) e o Bahrein (10,7%). A extração mineral aporta recursos para o município. No ano passado, Minas respondeu por cerca de 45% dos valores provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) nacional. Foram cerca de R$ 3,12 bilhões, repassado a 539 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *