Um a cada quatro brasileiros aposta no consórcio como modalidade de investimento

Tatiana Schuchovsky Reichmann

Uma pesquisa independente sobre o consórcio do Brasil, em créditos ativos e no top cinco nos líderes do segmento, mostrou que 75% dos brasileiros acreditam que o consórcio pode funcionar como uma opção de investimento. O levantamento revela também o perfil dos que mais consideram o consórcio como ferramenta de investimento, com destaque para as mulheres (82%).

O levantamento foi feito entre novembro e dezembro de 2022 e ouviu 880 pessoas com o objetivo de oferecer subsídios para entender o comportamento do brasileiro no que se refere ao planejamento financeiro e sua visão sobre a modalidade de consórcio. A amostra inclui dados coletados da faixa etária a partir de 18 anos, das classes A, B e C, em todos os gêneros e regiões do país.

O estudo também mostrou que 68% dos respondentes se dizem confiantes sobre a melhoria de suas finanças pessoais. Quando perguntados sobre o consórcio ser uma possibilidade para a compra de um bem no futuro, 49% das pessoas disseram que consideram a alternativa, motivados pela segurança na operação, garantia de realização e programação de gastos (49%).

Já 25% dos respondentes disseram que o fato de não haver juros, nem entrada são determinantes. “O resultado é extremamente positivo, pois demonstra que praticamente metade da amostra considera que o consórcio como uma alternativa viável para adquirir um bem, seja imóvel ou veículo”, afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, da empresa que encomendou a apuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *