Minas Gerais um dos Estados com maior índice de furto e roubo à cabos em cobre

Minas Gerais foi o terceiro Estado que mais sofreu com o roubo e furto de cabos de telecomunicações no primeiro semestre de 2022. Nesse período, segundo dados da Conexis Brasil Digital, foram furtados ou roubados 317.342 metros de cabos, um volume três vezes maior do que o registrado no primeiro semestre de 2021 (102.875 metros). Na comparação com o semestre imediatamente anterior, houve uma alta de 74%. No segundo semestre de 2021 foram furtados ou roubados 182.901 metros de cabos em todo o estado.

Minas Gerais só está atrás de São Paulo, que teve 490.761 metros de cabos furtados ou roubados no primeiro semestre deste ano e do Paraná, com 487.733 metros. Em todo o Brasil, foram furtados ou roubados 2,34 milhões de metros de cabos de telecomunicações durante o primeiro semestre do ano. Essas ações criminosas deixaram mais de quatro milhões de clientes sem acesso a serviços de telecomunicação e, com isso, privados de contato com serviços como polícia, bombeiros e emergência médica.

O volume representa um aumento de 28% em relação ao semestre anterior. Essa alta ocorre depois de o setor ter registrado uma queda de 11% no volume de cabos furtados ou roubados em 2021, na comparação com 2020. O valor furtado no primeiro semestre deste ano retoma o patamar registrado no primeiro semestre de 2021, quando foram furtados ou roubados 2,3 milhões de metros de cabos. O furto, roubo, o vandalismo, também, a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *