Nova norma facilita na confecção e compra de roupas femininas

As experiências vividas em provadores de roupas são as mais desafiadoras para as mulheres. A escolha da peça ideal muitas vezes pode frustrar muitas consumidoras, especialmente as de menor estatura e corpos mais curvilíneos, assim como para o público plus size. Nas compras online não é diferente. A maior parte das brasileiras tem dificuldade em encontrar o tamanho adequado ao seu corpo. Na tentativa de evitar disparidades entre as confecções, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou há um ano, norma que visa nortear os tamanhos e medidas de roupas femininas no país.

A sugestão do tamanho de cada peça de roupa passou a incluir as dimensões em centímetro e não apenas por letra ou número. A ABNT NBR 16933 sugere medidas para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo, respeitando as características de cada corpo e a diversidade de formas das brasileiras. Considerada uma das 20 normas mais procuradas em 2022, tem auxiliado confecções, modelistas e grandes redes varejistas, a se basear em proporções mais adequadas,

“A norma era aguardada com bastante ansiedade pelo mercado. Apesar de ser uma diretriz que não é obrigatória para as empresas, a adoção tem contribuído para a normalização da cadeia têxtil, da indústria até o varejo, razão pela qual o mercado consumidor tem buscado os referenciais de medida de corpo em suas compras”, informa o presidente da ABNT, Mario William Esper. A norma é uma das primeiras e empregar o conceito de Infraestrutura da Qualidade (IQ), a qual representa o ciclo das atividades e Avaliação da Conformidade, Normalização e Metrologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *