A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira irá integrar duas novas graduações, que, atualmente, conta com nove cursos de Engenharia: Ambiental, da Mobilidade, de Computação, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção, de Saúde, e Segurança, Elétrica e Mecânica. As novas graduações serão de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCTec), e Matemática Tecnológica, atingindo 11 graduações.
O Bacharelado em Matemática Tecnológica será oferecido no Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA) de forma presencial e terá a duração média de três anos. O curso pretende utilizar métodos da Matemática Aplicada para a resolução de problemas socioeconômicos e do mercado de trabalho, com destaque para as áreas de Estatística, Probabilidade e Análise de Dados e Numérica.
Também há o destaque para a Computação e o Inglês. Dentre os diferenciais do curso, pode-se citar a implementação dos Projetos de Extensão Interdisciplinar (PEI’s) na grade curricular, em que os alunos terão contato com questões aplicadas da Matemática, desde o início da graduação, com o acompanhamento direto dos professores, e no decorrer do desenvolvimento das disciplinas ofertadas.
O aumento da grade visa abranger esferas que possuem alta demanda na sociedade atual, proporcionando novas formas de resolução de problemas. Segundo o professor Gustavo Henrique Oliveira Salgado, do ICPA, envolvido na idealização do curso, o objetivo é dar habilidade aos alunos para resolverem problemas envolvendo estatística e análise numérica, com a competência de resolver desafios do cotidiano das empresas.
O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCTec) será em formato remoto e com encontros presenciais que ocorrerão semestralmente no Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU) em Itabira, para que os alunos desenvolvam partes dos projetos que vão realizar ao longo do semestre. Com metodologia similar à dos Projetos de Extensão Interdisciplinar, no BCTec esses projetos são denominados de Projetos Integradores.
Deixe um comentário