O Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) chega à sua segunda edição celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, o “Poeta Maior”. Toda a programação acontecerá em formato figital: ou seja, presencial em uma imensa montagem na praça do Centenário, e digital pelas redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook. O Flitabira tem o apoio da Prefeitura de Itabira através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a patrocínio do Instituto Cultural Vale. A curadoria local será de Sandra Duarte e Rafael de Sá.
O festival começa na data em que nasceu o poeta itabirano, 31 de outubro e segue até o dia seis de novembro, na rua da “Casa de Drummond,” onde será montada uma livraria, diversificada gastronomia e palco para se alternar entre as atrações do Vijazz Blues Festival, que acontece paralelamente. Haverá exposições, lançamentos de livros, debates, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais. O II Flitabira conta com a curadoria do jornalista Afonso Borges, dos escritores Antônio Carlos Secchin e Tom Farias, e do artista visual Pedro Drummond.
Na segunda-feira (31) a “Maratona 24h de Leitura”. Com leituras feitas por estudantes, escritores e artistas, tendo como base o teatro da FCCDA. Em três de novembro, 19h acontece a abertura oficial no modo figital em frente da Casa de Drummond. Afonso Borges e Tom Farias conversam com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e o escritor/músico José Miguel Wisnik, em São Paulo, ambos, com público presencial em seus auditórios. Às 21h leitura feita pelo ator Thiago Lacerda, acompanhado de Pedro Drummond, Adriano Fagundes, e Rodrigo Lacerda (editora Record).
Esta mesa será aberta pelo Prefeito de Itabira, Marco Antonio Lage. Antes da homenagem, lançamento nacional do vídeo “Necromance”, baseado no livro homônimo de Cacá Gontijo e dirigido pelo cineasta Ruben Naftali. O filme é uma performance feita pelo grupo de dança Primeiro Ato, sob coreografia de Suely Machado, que estará presente no evento, para comentar o trabalho. O palco principal do Flitabira vai se chamar arena Newton Baiandeira, uma homenagem ao cantor e compositor itabirano, falecido em 2011.
O Flitabira traz à cidade uma das revelações da nova prosa portuguesa, a escritora Rute Simões Ribeiro, que vai fazer o lançamento nacional do seu livro “A breve história da menina eterna” (Editora Nós), no dia 5/11, às 21 horas. Antes, na sessão de 19 horas, a revelação nacional das letras brasileiras, Carla Madeira, autora de “Tudo é rio”, conversa com Afonso Borges sobre sua obra e criação literária, dividindo a mesa com o escritor Rodrigo Lacerda.
De Portugal virá também o fotógrafo Adriano Fagundes, brasileiro radicado em Lisboa, para a inauguração da exposição baseada no livro “Vasto mundo”. No sábado, às 19 horas, o Flitabira apresenta o Autor Homenageado desta edição, o poeta Ricardo Aleixo que recebeu, nesta segunda-feira (17), o título de Notório Saber em Letras e Literatura, equivalente ao grau de doutor, concedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Logo após, faz a noite de autógrafos de seus mais recentes livros.
Um dos mais destacados especialistas em Bibliotecas, o diretor da SP Leituras, de São Paulo, Pierre Ruprecht, também estará em Itabira para uma série de conversas e diálogos com professores e bibliotecários de toda a região, falando sobre o “O papel das bibliotecas vivas na Educação e na Cultura”. Será uma edição especial do “Sempre um Papo”, no dia 1.° de novembro, na Fazenda do Pontal. Neste mesmo dia, o ilustrador e escritor Nelson Cruz abre a exposição “Máquina do Poeta”, que exibe as pranchas originais do seu livro homônimo, também na Fazenda do Pontal.
Serão 23 mesas que colocarão em debate os mais diversos temas, como “Literatura no artesanato de Itabira”, “Capoeira – Arte e educação”, “Patrimônio imaterial“, “Poesia marginal”, “Itabira nos versos de Drummond: poesia, memória e história”, entre outros. Os convidados para participar dos debates foram escolhidos de acordo com sua experiência profissional e conhecimento do tema. Na mesa de “Poesia marginal”, por exemplo, participam Thiago SKP, e Renato N22, sob a mediação do jornalista André Nascimento.
Deixe um comentário