O segundo semestre é marcado por datas comemorativas que atraem um maior movimento no comércio varejista. Uma das principais é a Black Friday, na qual 50% dos brasileiros devem fazer compras, índice 3% superior em relação a 2021, segundo pesquisa realizada com duas mil pessoas. Até por conta dessas expectativas positivas, as ações preditivas por parte do varejo são essenciais para manterem o perfeito funcionamento dos equipamentos ao longo de todo o período
Segundo Fábio Freire, CEO e fundador da FindUP, startup pioneira no país em field service ou atendimento presencial na área de TI, tanto as marcas que efetuam vendas físicas como de forma online precisam desse tipo de atenção. “Na ponta do lápis, as ações preditivas culminam em um melhor atendimento ao consumidor por evitar transtornos como, por exemplo, filas ocasionadas pela paralisação do sistema de pagamento. Além disso, esse tipo de ação ajuda a reduzir em até 50% os custos operacionais de uma loja”, afirma.
Para auxiliar as marcas a não suspenderem as suas vendas por nem sequer um minuto na Black Friday, a FindUP traz cinco ações preditivas para escapar de problemas relacionados à tecnologia. O primeiro passo para uma loja garantir uma Black Friday bem-sucedida é verificar toda a sua infraestrutura e equipamentos de TI previamente, para que não haja interrupções inesperadas ao longo do evento. “É essencial checar qualquer condição de atenção que sistemas e máquinas possam ter, como ruídos, lentidão, avarias e outros itens de análise”, explica Freire.
Por fim, em uma realidade em que as operações remotas crescem em diversos segmentos, dividir essa forma de atuação com a presencial pode desburocratizar processos para a Black Friday. “Nem todos os problemas precisam ser resolvidos fisicamente”, ressalta Freire. “Uma operação de suporte remoto também pode ajudar a evitar problemas com mais fluidez e agilidade, duas características primordiais para a manutenção da tecnologia em datas especiais”, finaliza.
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