Atendimentos relacionados às doenças do coração estão entre os principais problemas de saúde das pessoas que buscam assistência na área de urgência e emergência no Brasil. A informação é da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A hipertensão arterial lidera com 1.615 atendimentos na emergência, seguida de queixas de dor torácica (275), arritmias cardíacas (158), insuficiência cardíaca (55), infarto agudo do miocárdio (54), entre outras.
Nesta quinta-feira (29) é celebrado o dia mundial do coração. “Elas figuram como as intercorrências mais frequentes relacionados ao coração em nossa unidade. Neste caso, a maioria dos atendimentos são para homens com idade entre 40 e 60 anos, portadores de hipertensão arterial e diabetes”, destaca a médica Gisele Abud Nicolau. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte e podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, com destaque para a doença arterial coronariana.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência disso. Os principais fatores de risco são hipertensão, diabetes, colesterol ruim, histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireóide. É necessário manter alimentação equilibrada, evitando alimentos industrializados, frituras, excesso de sódio e aumento da ingestão de verduras e legumes, praticar atividades físicas, e manter exames e consultas atualizados.
Deixe um comentário