Dia oito de setembro, Data Nacional da Luta por Medicamento

Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia Nacional de Luta por Medicamento. A data, comemorada no Brasil há 21 anos, é uma forma de reconhecer e estimular os esforços de instituições, paciente e Organizações Não Governamentais (ONGs) em prol do acesso à medicação para a população. A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e as mais de 70 ONGs associadas estão à frente dessa batalha.

“Desde a fundação, a Femama luta nacionalmente por mudanças em políticas públicas que garantam melhor acesso e qualidade no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. O direito à medicação é uma das prioridades na defesa dos direitos dos pacientes com câncer”, explica Maira Caleffi, mastologista, Chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Voluntária da Femama.

A data é especialmente importante em 2022 quando o Rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) no qual são especificados os exames, terapias, tratamentos e medicações cobertas pelos planos de saúde, está sendo discutido na esfera federal, podendo tornar o acesso aos medicamentos mais restrito ou mais abrangente.

“A Femama é favorável à inclusão de novas medicações no Rol da ANS e atua no sentido de informar à população sobre os direitos dos pacientes e engajá-los nessa luta. A participação de todos é um direito e reforça o movimento das ONGs na luta dos direitos dos pacientes oncológicos,” reforça, Maira Caleffi, PhD em Medicina pela Universidade de Londres (UK) e Pós Doutora em Genética e Câncer na Universidade de Vanderbilt (EUA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *