O trabalho em prol da diversidade na Vale engloba a contratação de mais mulheres, pessoas com deficiência e profissionais negros. Mas a busca pela equidade na empresa vai além. Garantir o desenvolvimento de carreira destes grupos minorizados também é um objetivo e, para isso, a mineradora investe em diversas iniciativas que estimulem o fortalecimento de competências de seus profissionais. Uma delas, que está em curso neste mês de agosto, é o programa Potencializando Talentos Negros. Divididos em quatro turmas, cerca de 100 profissionais autodeclarados negros estão passando por uma capacitação que inclui oficinas temáticas, sessões de coaching e mentorias em grupo. Com duração de quatro meses, o programa vem abordando temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento, Credibilidade, Confiança e Liderança Humanizada.
“A Vale estabeleceu a meta de atingir 40% de empregados negros em funções de liderança no Brasil até 2026. Atualmente são 29%, de acordo com um censo auto declaratório. O Potencializando Talentos Negros é mais uma iniciativa para empoderar os nossos profissionais, estimular a troca de conhecimento e o alinhamento de propósitos de vida e de carreira. Nosso objetivo é acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências destes empregados e prepará-los para ocuparem cargos gerenciais”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale. As pessoas com deficiência também são um público-alvo quando o assunto é desenvolvimento de carreira. Outro programa que está em curso na empresa é o Potencializando Talentos, que tem o objetivo de aumentar o nível de consciência dos PCDs em relação à sua capacidade e potencial, despertando neles uma nova forma de pensar e atuar frente aos desafios da profissão.
Tendo como foco as mulheres, a Vale também promove a ação Conversas Inspiradoras. Durante três meses, mulheres líderes da empresa têm a oportunidade de receber mentoria de renomados profissionais externos de diversas áreas, a fim de trocarem experiências e compartilharem novas formas de pensar e atuar. Voltada para coordenadoras, especialistas técnicas e gerentes, a iniciativa visa o empoderamento das empregadas e o desenvolvimento de suas carreiras. Na edição deste ano, finalizada em junho, mais de 100 mulheres participaram e os temas mais procurados por elas foram Liderança, Carreira, Alta Performance e Desafio Profissional. Em 2021, na edição piloto, outras 97 líderes tiveram a oportunidade de receber a mentoria.
Atualmente, as mulheres ocupam 21% dos cargos de alta liderança na Vale, o que representa um aumento de 71% nos últimos dois anos e meio. Com a meta de dobrar a representatividade de mulheres em sua força de trabalho até 2025 (de 13% para 26%), a empresa já contratou mais de três mil profissionais desde 2019. “Acreditamos que promover Diversidade, Equidade e Inclusão não é só atrair e reter profissionais de grupos minorizados. Na Vale, nós estamos verdadeiramente empenhados em criar condições para que os empregados se sintam cada vez mais empoderados, protagonistas e conscientes de seus talentos. Investimos constantemente em formação, letramento e rodas de conversa para combater preconceitos e discriminação. Estimulamos o crescimento da nossa força de trabalho, pois são as pessoas que fazem a Vale evoluir”, reforça Marina Quental.
Deixe um comentário