A principal causa da inadimplência no primeiro semestre de 2022 seguiu sendo o desemprego indica pesquisa da Boa Vista, empresa de inteligência analítica. A avaliação aponta que 28% dos consumidores entrevistados indica, essa, como a principal causa da inadimplência, contra 27% no período anterior. Em segundo lugar, vem a diminuição da renda, apontada por 24% dos entrevistados, contra 21% no 2º semestre de 2021. “O desemprego é historicamente a principal causa da negativação, e segue como tal apesar das taxas estarem diminuindo nos últimos meses segundo o IBGE”, ressalta Flavio Calife, economista da Boa Vista.
A Boa Vista também questionou quantas contas o consumidor com restrições possui em atraso. A maioria, 63%, possui três ou mais contas em atraso, 62% no 2º semestre de 2021, e 86% desses consumidores estão há mais de 90 dias inadimplentes (contra 83% no semestre anterior). Em relação ao valor das dívidas, 56% desses consumidores relataram à Boa Vista que possuem dívidas a partir dos R$ 3 mil. Na pesquisa anterior, estes eram 51%. “Os dados apontam que o consumidor brasileiro continua enfrentando sérias dificuldades para quitar sua dívida atrasada de forma rápida, além de acabar atrasando outros compromissos financeiros”, comenta Flavio.
Para a maioria dos consumidores inadimplentes (23%), as contas cujo não pagamento resultou em restrição ao CPF foram as chamadas contas diversas, que englobam gastos com educação, saúde, impostos e taxas, lazer e outras despesas, como ilustra o gráfico abaixo. Em segundo lugar, vêm os gastos com alimentação, com 18%. As contas atrasadas foram contraídas pelos seguintes meios de pagamento: cartão de crédito (27%), boleto (26%) e cartão de loja (14%). E 22% dos consumidores disseram que pagariam a dívida nos 30 dias seguintes.
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