O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou queda de 10,5% no faturamento em maio, em comparação com o mesmo mês de 2021, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais),mostram também resultados negativos no valor gasto nos supermercados de -14,3% no faturamento no mês
Em relação aos Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), os dados de maio, em comparação com o mesmo período de 2021, indicam que o segmento encerrou o período com queda de -1,7% na quantidade de vendas e -9,1% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação. “Alguns fatores tendem a prejudicar o fluxo e faturamento dos restaurantes, como a alta nos preços de bens e serviços (inflação), mudanças permanentes nos hábitos e rotina de trabalho de consumidores, são exemplos que fazem parte da realidade dos brasileiros. Já no setor dos supermercados os números mostram que o segmento ainda sofre com os impactos negativos, alcançando os piores resultados dos índices desde janeiro de 2022”, pontua Cesario Nakamura, presidente da Alelo.
Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) revelam ainda baixa de 7,0% na quantidade de vendas e 4,7% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação. Quando observamos as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, o ICR mostra declínio nos três indicadores em maio: -28,9% no faturamento, -37,5% na quantidade de vendas e -5,0% no número de estabelecimentos que realizou transações. Já ao ter como base o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, observamos queda de 6,8% na quantidade de vendas, enquanto houve aumento de 7,5% no faturamento e 8,4% no número de estabelecimentos que efetivou pelo menos uma venda.
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