Detalhes do programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais

Com o tema central de Afromineiridades, o Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais finaliza uma série de eventos realizados no primeiro semestre deste ano. A última rodada será dividida em três etapas: nos dias 25, 26 e 29 de junho. As discussões dessa rodada giram em torno do Seminário “Registro Estadual dos Reinados e Congados de Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial”. O formato do evento será híbrido.

No dia 25 de junho, às 11h e às 15h, o Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, recebe os participantes para uma visita mediada ao Palácio da Liberdade com enfoque na exposição “Leituras Negras e Africanidades”, de curadoria de Josemeire Alves Pereira e Lisandra Mara Silva. Trata-se de um convite para a reflexão sobre as referências culturais negras na memória e na história de Belo Horizonte. Referências estas recorrentemente apagadas nas narrativas oficiais sobre a cidade.

Já no dia 26 de junho, a partir de 9h, o Programa Receptivo e Educativo da Fazenda Boa Esperança, também gerenciado pela APPA – Arte e Cultura recebe as lideranças dos reinados e congados da cidade de Belo Vale e adjacências para o Fórum de Escuta para Salvaguarda a ser realizado na sede da própria Fazenda. Para a visitação, é necessário retirar ingressos no link pelo Sympla, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *