Caminha proposta de Itabira contar com Centro para Doação de Sangue

Marcelino Guedes

Desde o mês de julho, o vereador Marcelino Guedes, articula nos bastidores a implantação em Itabira, do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), para coleta de sangue, e insumos, através da Fundação Hemominas. A ferramenta seria implementada e com verba de instalação garantida através de emenda parlamentar do deputado estadual Bernardo Mucida. O repasse de R$ 500 mil viabilizaria o projeto, e teria também uma segunda destinação, ainda não publicada.

“Fico muito feliz em fazer parte desse projeto. O banco de coleta de sangue é algo solicitado pela população de Itabira. Somos mais de 1300 doadores cadastrados no Hemominas, e somos pólo em saúde. Existe uma dificuldade grande de enfrentar as estradas para fazer a doação. Sendo necessário planejar em detalhes, no deslocamento até a permanência por um dia todo. É justo e necessário trazer o PACE até o doador em nossa cidade, trazendo mais conforto e segurança”, disse Marcelino Guedes.

Marcelino Guedes (D)

Itabira é pólo regional de saúde e referência em atendimento a uma população de 14 cidades. No cadastro da “Associação Doe Vida”, Organização Não Governamental (ONG), na mais recente atualização publicada, havia 1275 pessoas cadastradas como doadoras em potencial. Para o ato, viajam regularmente para Belo Horizonte, até a sede do Hemominas, para realizar o gesto humanitário, enfrentando distância e riscos da BR 381. Para a implantação do PACE, Itabira teria que celebrar termo de cooperação.

“Usamos a ferramenta de metodologia do PDCA, utilizado pela iniciativa privada em projetos complexos, como esse, que exige uma força de vontade muito grande. A emenda seria para equipar toda a estrutura, mobiliário e pessoal. A Secretaria de Saúde tem o escopo do projeto, em estudo de viabilidade, para construir a parceria com a Hemominas, prevendo seu início já nos primeiros meses de 2022. Hoje, conseguimos uma vez por semana, levar os itabiranos à Belo Horizonte, e com a instalação deste posto aqui, seguramente as doações vão aumentar”, concluiu o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *