
Foto: Divulgação/Sebrae-MG
A saúde como vetor de desenvolvimento econômico e geração de negócios em Itabira será o foco da 3ª edição do Health Innovations Day, na tradução literal “Dia de Inovações em Saúde”, nesta terça-feira (22), das 14h30 às 18h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O evento propõe o fortalecimento do movimento de transformação da economia regional a partir da conexão entre saúde, inovação, tecnologia, empreendedorismo e bem-estar, reunindo profissionais, gestores hospitalares, investidores, empreendedores, estudantes e representantes de instituições setoriais.
A realização é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e o Hub Regional de Inovação em Saúde e Bem-Estar (HUSB). Um dos destaques é o painel “O cuidado para além das instituições de saúde”, que reúne o CEO do HNSD, Alexandre Coelho; o head de startups do HackTown, João Miguel Abreu, e a consultora em gestão e especialista em processos de negócios do Sebrae-MG, Kamila Domingos. O debate abordará o cuidado em saúde de forma ampliada, incluindo bem-estar e qualidade de vida.

Alexandre Coelho. Foto: Reprodução/HNSD
Na Mostra de Soluções do Ecossistema de Inovação, serão apresentadas as iniciativas inovadoras que aproximam o público de soluções criadas por empreendedores locais. Encerrando a programação, o médico radiologista e especialista em Tecnologia da Informação (TI), Thiago Julio, compartilha sua experiência em transformação digital em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Diagnósticos da América S.A. (DASA) na palestra “Tendências de inovação em saúde e o impacto das novas tecnologias na forma de pensar o cuidado e a saúde em suas diferentes dimensões”.
“O evento foi criado a partir da compreensão de que é possível gerar oportunidades que vão além da assistência à saúde, conectando inovação, tecnologia, empreendedorismo e bem-estar. O papel do Sebrae-MG é aproximar lideranças, especialistas, empreendedores, instituições de ensino e organizações do território para fomentar a construção de um ecossistema regional de inovação, em que os pequenos negócios estejam conectados às instituições de referência do setor”, explica a analista do Sebrae-MG, Ana Carolina Neves. O evento traz discussões que alinham a inovação conectada ao cuidado.

Foto: Divulgação/Sebrae-MG
“Para o HNSD, inovar é também uma forma de cumprir nossa missão de defender a vida e cuidar das pessoas. Estamos vivendo um momento muito importante da nossa história, com a inauguração da radioterapia no último ano e, mais recentemente, a gestão do Hospital São João de Deus, em Santa Luzia. É nesse contexto que o evento ganha importância: ao aproximar profissionais, instituições, empresas e empreendedores, fortalecemos nosso compromisso de compartilhar experiências, estimular novas soluções e construir, juntos, formas mais integradas, eficientes e humanas de cuidar”, afirma Alexandre Coelho.
O Painel Setorial do Sebrae-MG aponta 3.822 pequenos negócios ligados à cadeia da Saúde,o equivalente a 11,4% das empresas locais (ante 8,9% média no Estado). Com índice de concentração de 1,27, a Saúde é a terceira cadeia com maior concentração relativa no município, atrás de Turismo e Beleza. Segundo a Conta Satélite de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de bens e serviços de saúde chegou a 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, enquanto as atividades de saúde responderam por 7,8% do valor adicionado bruto da economia.



Deixe um comentário