Dez das 15 escolas da rede municipal de Itabira se destacam no Ideb

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Foto: Ascom/PMI

A rede municipal de ensino de Itabira avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais do ensino fundamental, a média do município passou de 5,5 para 6. Das 15 escolas municipais avaliadas nesta etapa, dez melhoraram o desempenho, algumas com crescimento superior a um ponto. O resultado reflete o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e demais atores.

“Alcançar é conquista coletiva, construída pela pasta, escolas e  investimentos realizados pelo prefeito Marco Antônio Lage. Valorizar profissionais, formação continuada, pagamento do piso, reformas das unidades, ampliação da educação infantil e novos CMEIs fortaleceram a aprendizagem. O resultado confirma que Itabira está no caminho certo e continua avançando”, afirma Rejane Penna, gestora da SME.

Foto: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb reúne dados de aprovação escolar e o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Divulgado a cada dois anos, o indicador auxilia municípios e redes de ensino no acompanhamento da aprendizagem e no planejamento das políticas educacionais.

O Colégio Municipal Professora Didi Andrade obteve nota 6,8, o maior índice entre as escolas nos anos iniciais e a melhor pontuação já alcançada pela instituição. Reforçando a contribuição mútua de diretores, professores, pedagogos, demais profissionais das escolas, estudantes e famílias. Já a Escola Municipal Coronel José Batista conquistou a nota 6,7, destacando-se nos resultados da SME.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira

A Escola Efigênia Alves Pereira demonstrou grande evolução ao crescer para 6,2. A Escola Marina Bragança de Mendonça atingiu o índice de 5,5, a maior nota obtida pela instituição desde o ano de 2013. Outros destaques foram: Escola Matilde Menezes, que também atingiu o índice 6,7, o maior obtido pela instituição desde o ano de 2013, e a Escola Professor Alfredo Sampaio, que se destacou na evolução interna, ao elevar sua nota para 5,9.

Nos anos finais do ensino fundamental, a média geral permaneceu em 5, indicando a necessidade do acompanhamento pedagógico. Nesse segmento, a Escola Professora Antonina Moreira foi destaque ao crescer para 5,9, alcançando o maior índice nos anos finais. A SME continua utilizando os resultados para orientar formação continuada, acompanhamento da aprendizagem e suporte técnico-pedagógico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *