Workshop do Crea-MG debate segurança nas edificações e cidades inteligentes

Foto: Crea-MG/Divulgação

Evento reúne especialistas para discutir municípios mais seguros

A implementação de políticas públicas para ampliar a segurança das edificações, prevenir acidentes e tornar as cidades mais inteligentes é o tema do Workshop Mineiro de Segurança das Edificações e Cidades Inteligentes. O evento será realizado nesta quinta-feira (8), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), na capital.

Promovido pelos Comitês Temáticos de Inspeção Predial e Obras de Arte Especiais (OAE) e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do Crea-MG, o evento reúne especialistas nos nichos em discussão, gestores públicos, representantes de instituições e profissionais para discutir soluções voltadas aos desafios em gestão urbana, infraestrutura e engenharia preventiva.

Um dos principais momentos será o painel estratégico “Implementação do Grupo Municipal da Lei de Inspeção Predial”, abordando a criação de diretrizes para fortalecer a manutenção preventiva das edificações, o monitoramento de obras de arte especiais e a estruturação de políticas municipais voltadas à redução e/ou mitigação de riscos.

A proposta é apresentar caminhos para que os municípios implantem essas iniciativas de forma integrada. Outro destaque é o painel “Postes Limpos, Cidades Seguras: o Desafio da Retirada dos Cabos Obsoletos nos Postes”, discutindo alternativas na infraestrutura urbana, melhoria da paisagem das cidades e aumento da segurança nos espaços públicos.

Também será lançada a cartilha “Segurança das edificações é prioridade”, com orientações para apoiar gestores e profissionais em políticas de prevenção, monitoramento de estruturas e desenvolvimento de municípios mais seguros, apresentando a minuta de lei desenvolvida pelo Comitê Temático de Inspeção Predial e OAE em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *