
Imagem gerada por IA
A Prefeitura de Itabira encerra, nesta semana, a programação do Mês da Luta Antimanicomial com a realização de dois seminários temáticos voltados à saúde mental e ao fortalecimento do cuidado em liberdade. As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), e acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa), no Parque Natural Mata do Intelecto.
Com o tema “Somos diferentes, somos muitos, mas todos cabem no mundo!”, os encontros buscam ampliar o debate em saúde mental, promover reflexões sobre o cuidado no território e fortalecer a atuação intersetorial entre profissionais, usuários dos serviços e a comunidade. O primeiro seminário será realizado nesta terça-feira (26), com o tema “Estratégias de Cuidado na Atenção Psicossocial”, com discussões sobre redução de danos no uso de álcool e outras drogas.
Também haverá abordagens sobre o manejo da agitação psicomotora e atendimento a crises em saúde mental, além de debates sobre os desafios e potencialidades dos leitos de saúde mental em hospitais gerais. O segundo evento será quinta-feira (28), com o tema “Cuidado em Liberdade, Racismo e Território na Raps”, com debates sobre saúde mental de jovens, automutilação, vulnerabilidade e racismo estrutural, além de discutir práticas antirracistas no atendimento psicossocial.
Uma médica foi convidada para ministrar a palestra sobre os desafios da saúde mental infantojuvenil, no cenário atual da sociedade. O projeto “Ciclo Saúde” terá a participação, assim como a terapeuta ocupacional Tânia Couto, que acompanhada de usuários dos serviços da rede, irá discutir sobre o papel dos centros de convivência como espaços de cuidado em liberdade. Os seminários serão realizados das 7h30 ao meio-dia, com entrada gratuita, e abertos ao público em geral.




Deixe um comentário