
Foto: Canva
O Dia das Mães, segunda data de maior movimento para bares e restaurantes no país, promete manter o seu protagonismo no calendário do setor em 2026. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 77% dos estabelecimentos pretendem operar normalmente no próximo dia 10 de maio, acompanhando uma demanda elevada. A expectativa predominante é de crescimento no faturamento. Segundo a pesquisa, entre os empreendimentos que vão abrir as portas, 78% projetam resultado superior ao registrado no Dia das Mães de 2025. A maioria (64%) estima avanço de até 20%, enquanto outros 11% preveem incrementos de até 50%.
Uma parcela menor aposta em desempenhos mais expressivos. “O Dia das Mães tem uma dinâmica própria dentro do setor. Além do aumento de fluxo, há uma alteração no comportamento de consumo, com grupos maiores, permanência mais longa e tíquetes médios mais elevados. É uma ocasião em que o cliente valoriza a experiência, o que amplia as oportunidades para os estabelecimentos que conseguem se planejar”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. Ainda segundo a pesquisa, 33% dos bares e restaurantes operaram com lucro em março, enquanto 42% registraram equilíbrio financeiro e 25% tiveram prejuízo, recuo em relação aos 33% observados em fevereiro.
Na comparação mensal, mais da metade (52%) dos empresários relataram aumento no faturamento em março frente a fevereiro. “Períodos como a Semana Santa, celebrada neste ano em março, criam picos de movimento que ajudam a reorganizar o caixa dos estabelecimentos. Esse efeito se estende para outras datas relevantes do calendário, como o Dia das Mães, que tende a ampliar esse ciclo, funcionando como um impulso ainda mais forte em um momento em que o setor ainda busca consolidar margens e previsibilidade”, avalia o presidente da Abrasel. Apesar da melhora recente no desempenho do setor, a recomposição das margens segue em ritmo gradual.




Deixe um comentário